quinta-feira, 2 de abril de 2009

Carmen Miranda por Ruy Castro



Uma personagem cinematográfica e um escritor capaz de atravessar o folclore em torno da protagonista da história e lhe enxergar a alma. Essa é a combinação que deu origem ao livro Uma biografia de Carmen Miranda (Companhia das Letras, 2005), de Ruy Castro. O escritor e jornalista volta ao tema no dia 24 de abril, quando discorre sobre a A Bahia na Música de Carmem Miranda. A exposição começa às 20h e integra a programação do Café Literário da 9º edição da Bienal do Livro da Bahia.

Para escrever a história explosiva, de acontecimentos surpreendentes e final trágico e prematuro, Castro pesquisou, durante cinco anos, a vida do maior mito da música brasileira. A familiaridade com que escreve também é resultado da “convivência” com Carmen Miranda por meio dos discos e filmes colecionados por seus pais, desde os anos 30.

A obra revela em 597 páginas os segredos da “Pequena Notável”, a mulher que inspirou mulheres durante décadas, representa a legítima baiana e completaria 100 anos em 2009 se estivesse viva.

Ruy Castro também é autor das biografias do dramaturgo Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico) e do jogador Garrincha (Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha (1995), excelente por sinal!

Em mais de 30 anos trabalhando como repórter, já integrou as redações de O Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, Veja São Paulo, IstoÉ, Playboy, Status e Manchete, sobretudo nas seções culturais.

É autor de grandes obras como Chega de Saudade - A História e as Histórias da Bossa Nova (1990), Saudades do Século XX (1994), Ela é Carioca - Uma Enciclopédia de Ipanema (1999), Carmen - Uma Biografia (2005) e Rio Bossa Nova – Um Roteiro Lítero-Musical (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário