sábado, 2 de maio de 2009

Raridade real



O boneco da foto é uma réplica de Pelé fabricado pela Estrela provavelmente na década de 60. Busquei informações na internet e por telefone e não saí do lugar.

O brinquedo, que ganhei de um vizinho quando eu era criança (foi de um filho dele...), parece ser tão raro que nem os museus da Estrela e do nosso Rei do Futebol têm registros a respeito.

Ultraseven, direto da cripta




Tenho 40 anos e sou de uma geração que cresceu assistindo a Ultraseven, do personagem Dan Moroboshi; Ultraman, de Hayata; e Spectreman, de Kenji. E tantos outros heróis do imaginário de uma criança.

Guardo quase todos os principais episódios em DVD (comprei as coletâneas há pouco tempo), mas confesso que aqueles caras fantasiados de monstros eram mais convincentes quando eu tinha meus oito, nove, dez anos (hoje, olhando com atenção, dá pra ver até o zíper das fantasias nas costas dos atores).

Tudo bem, pelo menos a música-tema do Ultraseven continua imbatível e não dou ou vendo meus filminhos de quinta para ninguém.

Tolerância zero!


O que faz um cidadão sair de casa, comprar ingressos (caros) para assistir a um filme e depois passar boa parte da sessão enchendo a paciência dos outros no cinema com sua conversinha irritante ao celular? Fora aqueles que falam e dão risadas quase o tempo todo com o parceiro do lado, como se estivessem na sala de casa.

Isso vale para homens e mulheres, principalmente os aborrecentes que se acham os donos do mundo. Tolerância zero com esse povinho mala e sem massa cinzenta. Falta educação em casa.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Greve de sexo


As mulheres resolveram atingir o ponto mais sensível dos homens. E eu não estou falando da conta bancária. Grupos de ativistas do Quênia estão promovendo uma semana de greve de sexo em protesto contra as disputas dentro do governo de coalizão do país.

Segundo as mulheres, a greve é uma tentativa de evitar que se repita a onda de violência que afetou o país depois das eleições de 2007. O grupo Organização de Mulheres pelo Desenvolvimento afirmou que também vai pagar prostitutas para que elas participem da greve.

As ativistas pediram ainda às mulheres do presidente e do primeiro-ministro do Quênia que se unam ao protesto. As relações entre os parceiros da coalizão de governo do Quênia, liderada pelo presidente Mwai Kibaki e pelo primeiro-ministro Raila Odinga, vêm se tornando cada vez piores.

Patricia Nyaundi, diretora-executiva da Federação de Advogadas Mulheres (Fida), uma das organizações que participam da campanha, disse esperar que a greve de sete dias obrigue os rivais a se entender.

"Grandes decisões são tomadas durante conversas na cama, então, estamos pedindo a essas duas senhoras que neste momento de intimidade peçam aos maridos: 'Querido, você pode fazer alguma coisa pelo Quênia?'", disse Patricia ao programa Focus on Africa, da BBC.

Mas segundo a correspondente da BBC em Nairóbi Anne Waithera, a campanha deve enfrentar dura resistência por parte de alguns homens. Segundo ela, a turminha pode argumentar que não aguenta nem dois dias de abstinência.

Quando eu digo que as mulheres sempre tiveram o poder nas mãos...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ponte e Guarani


A quarta-feira foi agitada para Ponte Preta e Guarani. A Macaca empatou sem gols na noite de hoje com o Americano, em Campos (RJ), na partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. O jogo de volta acontece terça-feira que vem, dia 5 de maio, às 21h30, em Campinas.

Quem vencer, se classifica para as quartas-de-final. Se houver novo empate por 0 a 0, a decisão da vaga irá para a cobrança de pênaltis. Qualquer empate com gols, 1 a 1, 2 a 2, por exemplo, dá a classificação ao time carioca.

Já o Guarani, faz uma minitemporada em Jaguariúna visando à estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Fortaleza, no Ceará, que foi adiada de 8 para 9 de maio. O técnico Vadão comandou hoje o primeiro treino coletivo do novo Bugre.

O time titular foi a campo com Douglas; Maranhão (que ainda pode ser negociado), Márcio Alemão (reforço), Dão (reforço) e Andrezinho; Cleber Goiano (reforço), Luciano Santos (reforço), Rodriguinho (reforço) e Adriano Gabiru (reforço); Caíque (reforço, meia que também atua como atacante) e Ricardo Xavier (reforço).

Do time bugrino rebaixado no Paulistão, nesta nova equipe de Vadão só restaram Douglas e os laterais. Os titulares venceram o coletivo de hoje por 2 a 0, com gols de Luciano Santos e Walter Minhoca (que entrou no decorrer do treino justamente no lugar de Luciano).

Pregado no poste


Pensamento do dia:
"Quem critica a pieguice, nunca beijou com sentimento, teve friozinho na barriga ou trocou sorrisos apaixonados."

Olha o Imposto de Renda!


A Receita Federal informou que o programa de envio das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2009 ficará fora do ar apenas durante uma hora nesta quarta e quinta-feiras, das 4h às 5h, e não mais por quatro horas, como acontecia até agora (das 1h às 5h).

De acordo com a Receita, "esse procedimento facilita a entrega, principalmente pelos contribuintes com pouco tempo disponível durante o dia para fazê-lo."

A Receita recebeu, até as 17h de ontem, 19.085.364 declarações do Imposto de Renda 2009, ano-base 2008, cujo prazo termina às 23h59 desta quinta, dia 30.

A estimativa é que 25 milhões de contribuintes entreguem a declaração exigida de quem teve rendimento tributável superior a R$ 16.473,72 no ano passado.

Os contribuintes devem ficar atentos quanto aos horários de entrega do documento. Já para os demais meios de entrega, deve ser observado o horário de expediente de bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e Correios.

O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará a multa de R$ 165,74 ou máxima de 20% do imposto devido.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gafes na TV






Porque junto e por que separado


Aqui vão algumas dicas repassadas pelo Marcelo Pereira, editor-executivo da Rede Anhanguera de Comunicação, que podem ajudar a compreender a diferença do porque (junto) e por que (separado):

É muito comum confundir o por que (separado) do porque (junto).

O porque (junto) é usado quando se explica ou se apresenta motivo ou causa de algo.

O por que (separado) não tem essa mesma conotação de que algo está sendo explicado, mas a ideia que se fica é de indagação, de questionamento.

Ninguém sabia por que ele era calado. Era calado porque temia represálias.

O prefeito Hélio queria saber por que o show não aconteceu. O show foi adiado porque faltou público.

O povo não entende por que Lula quer emprestar dinheiro ao FMI. O presidente quer emprestar dinheiro porque pensa que é o cara.

Parece uma incógnita por que o Guarani caiu para a segunda divisão no Paulistão. Vadão disse que o time caiu porque faltou dinheiro para investir nos atletas.

Confira a regra gramatical:
Por que, por quê, porque, porquê

POR QUE
Usa-se:
Em perguntas. Por que ela demora tanto?
Quando traz ou subentende as palavras razão, motivo, causa. Não sei por que ele reclama tanto. Soubemos hoje por que motivo deixou a família.
Quando pode ser substituído por para que, pelo qual, pela qual, pelos quais. Essa é a causa por que (pela qual) luta. Torceu muito por que (para que) o time ganhasse.

PORQUE
Usa-se:
Quando se dá explicação ou causa. Pode ainda subtender as palavras pois, porquanto, já que, uma vez que, pelo fato ou motivo de que. Gosto de você porque é sincero. Essa forma é usada também nas perguntas que pressupõem resposta afirmativa. Não quis comer porque estava enjoado? Saiu mais cedo porque ia chover?

POR QUÊ
Usa-se:
Em final de frase ou quando se quer enfatizar uma pausa marcada por vírgula. Está sempre reclamando por quê? Ele não veio e ninguém sabe por quê. Não sei por quê, mas acho...

PORQUÊ
É um substantivo e pode ser substituído pelas palavras motivo, razão, causa, pergunta, indagação. Ninguém sabia os porquês da discórdia. A pesquisa não desvendou os vários porquês.

Ideia legal!


Todos os estabelecimentos que vendem alimentos em Santos terão de disponibilizar fio dental para utilização dos clientes. A lei foi sancionada em janeiro e o prazo para os comerciantes se adequarem expirou no dia 21.

Agora, o Código de Posturas do Município obriga restaurantes, lanchonetes e similares a terem aparelho dispensador instalado nos respectivos sanitários.

De autoria do vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS), que é cirurgião-dentista, a lei agradou à classe odontológica e a expectativa é de que também seja bem aceita por comerciantes e clientes.

"O mesmo gasto com os palitos de dentes pode ser usado para o dispensador de fio dental, que é parecido com os equipamentos de papel para secar as mãos. Só a pessoa que usa tem contato com o fio, diferentemente do palito, que fica na mesa e todo mundo pode mexer, incluindo os funcionários", afirma o vereador, destacando a proliferação de bactérias e a gravidade de doenças como a endocardite bacteriana.

A coordenadora do curso de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rosangela Aló Maloza Flores, afirma que os palitos deveriam ser usados apenas para as pessoas pegarem petiscos - e não na higiene bucal. Ela acredita que a lei diminuirá os problemas periodontais (de gengiva) dos pacientes. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Gostei dessa ideia. Tomara que vire moda em todo o Estado, inclusive em Campinas.

Pregado no poste


Pensamento do dia:
"Uns nasceram para brilhar. Outros para polir."

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe suína no Google Maps


Para quem quiser acompanhar (quase) ao vivo o alastrar de casos e suspeitas da gripe suína, criaram no Google Maps um mapa com todos os relatos da doença.

Tudo indica que quem criou o mapa foi Henry Niman, fundador e presidente da Recombinomics, uma companhia voltada a pesquisas biomédicas, em especial agentes infecciosos.

Funciona assim: os roxos são casos confirmados, os rosas as suspeitas e os amarelos os negativos. Os marcadores sem uma bolinha preta no meio indicam mortes. Ainda não há nenhum caso confirmado de contágio no Brasil.

Fenômeno na telona


Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9), o vice-presidente de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosemberg, afirma que a diretoria do clube já pensa em fazer um filme sobre a volta de Ronaldo Fenômeno aos gramados.

Segundo Rosemberg, o projeto pode vingar já que o filme Fiel, lançado recentemente, teve boa receptividade junto ao público.

O dirigente afirmou ainda que o telefone “não parou de tocar” depois do gol antológico marcado por Ronaldo na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro, na primeira partida decisiva do Campeonato Paulista.

A entrevista de Luis Paulo Rosemberg pode ser ouvida aqui.

Aniversário!


O meu blog completa 1 mês nesta segunda-feira. Obrigado pelas visitas e participações. Além do Brasil, é lógico, o Concentração atraiu a atenção de internautas dos Estados Unidos, Portugal, Japão e Alemanha nestes primeiros 30 dias de atividades.

domingo, 26 de abril de 2009

O Fenômeno voltou!



Santos 1 x 3 Corinthians. Gordão, gordo ou gordinho, o Fenômeno voltou. Ele é o cara, simplesmente genial. O Timão está com uma mão e meia na taça.

Música da terra





Só para não dizer que só curto rock. Crédito a quem merece.